quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Populismo no Brasil

O populismo surge como forma de governo na Rússia para defender os russos do capitalismo e aparece na América Latina aliada aos capitalistas servindo de passaporte para a construção de ditaduras.

A origem do populismo se deu na Rússia, onde buscava-se uma revolução, uma sociedade ideal, livre da modernização capitalista e com valores tipicamente agrários, onde o povo seria o centro das realizações políticas, enquanto o populismo que apareceu nos Estados Unidos era defendido por pequenos proprietários rurais e faziam críticas ao capitalismo, só que não buscavam transformações radicais na sociedade.

O Populismo no Brasil vai de 1945 a 1964 mas teve origem na revolução de 1930.

Getúlio Vargas procurando popularidade para se manter no governo, benefeciou os trabalhadores brasileiros com suas reformas trabalhistas.

Com a criação da CLT (Codigos de Leis Trabalhistas), a jornada de trabalho foi diminuída e a população não poderia receber um salário menor que o permitido pelo governo, o Salário Mínimo.

Um Governo Populista é o tipo de governo que o presidente é adorado pelo seu carisma e pelas suas ações governamentais. O líder populista é adorado principalmente pela população de baixa renda.

A principal característica dos Governos Populistas era a expansão da industria e da economia capitalista.

Em 1945 o Estado Novo chegava ao fim mas, a politica getulista teve continuidade.

Logo após a renuncia de Getúlio Vargas, o Governo Brasileiro ficou nas mãos do Ministro do Supremo Tribunal Federal, José Linhares.

Getúlio Vargas, maior expoente do populismo no Brasil, retornou ao poder brasileiro de forma legal, sucedendo o seu sucessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário