quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Guerra Fria

A Guerra Fria foi a disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética  após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).Foi assim chamada por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência. 

A disputa divide o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provoca uma corrida armamentista que se estende por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumem a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.

Uma expressão que define muito bem o periodo da Guerra Fria: a existência da Paz Armada.As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. 

 Formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN- Organização do Tratado do Atlântico Norte  e O Pacto de Varsóvia.EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais.

Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores.As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros.
 No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall.

O símbolo do final da Guerra Fria é a queda do Muro de Berlim, em 1989. A Alemanha é reunificada e, aos poucos, dissolvem-se os regimes comunistas do Leste Europeu.
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário